quinta-feira, 17 de março de 2011

Organização e comportamento no ensaio


Contém Trechos de: Bruce Ellis (adaptado)  e  de Raquel Emerick
 (adaptado para estudo do Louvor INVVV)



Mas o que é o ensaio?Pra que ensaiar?
Definição de ensaio
Ø  Segundo o dicionário:
·         Prova
·         Tentativa
·         Encenação
·         Teste
·         Experimento
·         Experiência


Ø  O que o ensaio não é:
·         Reunião de oração
·         Reunião para resolver os problemas do ministério de louvor
·         Tempo para você ouvir músicas novas
·         Tempo para estudar instrumento ou técnica vocal.
·         Hora de aprender a música a ser ensaiada



O Ensaio
Para muitos, o ensaio de uma equipe de louvor é uma experiência maravilhosa — alegre, encorajadora, desafiadora, voltada para a comunhão e agradável a Deus. Para outros, entretanto, a noite de ensaio pode representar um momento repleto de sentimentos de medo, imperfeição e até mesmo solidão — está claro que não é nada disso o que Deus pretende.
        Em muitos casos, dizer: “Vai ter ensaio” significa dizer: “Fiquem tristes, vai ter ensaio!”
A técnica nunca isenta o músico de ter uma vida que busca ardentemente a justiça e o caráter de Jesus. A personalidade artística é responsável! Além de tudo, o ensaio deve ser um ambiente de verdade – um lugar de repouso, de baixar a guarda e desenvolver a música juntos. Para encerrar, existem algumas poucas sugestões que eu gostaria de passar a respeito das “normas” de comportamento no ensaio.
*O ensaio é onde todo mundo tem que errar. É o lugar de esquecer a letra, de esquecer o acorde, de desafinar.  É o lugar de cometer os erros pra chegar num arranjo definitivo.


Boas maneiras no ensaio
·         Propósito, objetivo, concentração.
      Um dos erros mais comuns acontece quando permitimos que alguns músicos fiquem tocando sem propósito antes do ensaio começar. Embora muitos vejam isso como algo alegre, e até inocente, isso pode trazer implicações infelizes. Antes do ensaio não se toca nenhuma música que não seja o propósito daquele ensaio (20 min antes). Ensaio sem propósito produz resultados!

·         RESPEITO ao próximo
                   Imagine a seguinte situação: O ensaio está rolando, fluindo bem até que precisa ser pausado pra reparar um back vocal que está em dificuldade de acertar o tom. Enquanto o silencioso ajuste do cantor com o tecladista ou arranjador acontece o guitarrista resolve tirar o solo da música, motivado o baterista resolve acompanhá-lo baixinho, o baixista entra violentamente e às gargalhadas na brincadeira de passa-tempo e pra completar o violonista aos berros dá sugestões do que poderia ser feito.  Bem, algumas perguntas. E o back vocal? Será que o arranjador obteve algum resultado? Será que o cantor, que já estava com dificuldade, conseguiu se concentrar e aprender?  (o oposto também é muito freqüente) deixe a conversa pro intervalo.  O respeito ao próximo e ao próprio momento de ensaio é um dos principais passos p/ obtenção de bons resultados e de tempo.



·        “Não é mesmo a minha vez!”
Uma das causas da falta de entrosamento em um grupo de louvor consideravelmente grande provém do mau uso dos ensaios pelo dirigente. Permitindo, por exemplo, que o baterista, baixista, guitarrista e/ou vocal que já ensaiaram (ou ainda não) fiquem dispersos, conversando ou sentados nos bancos da igreja sem menor participação nas mudanças e alterações que são feitas, esperando sua vez .
        Conclusão, quando chega sua hora de tocar, mais uma vez o ensaio tem que ser parado e agora é pra que o “bendito”  também pegue a alteração. (Mais perda de tempo!)


Princípios de organização de ensaio

Ø   Principio da divisão funcional – consiste em dividir em: vocal e instrumental durante o primeiro período do ensaio pra que as dúvidas  principais sejam tiradas de acordo com a sua função e sem a interrupção do ensaio.
Ø   Principio da comunicação funcional – é a parte extra-ensaio na qual, por exemplo, os guitarristas se comunicam a fim de aprender uns com os outros os detalhes  e solos de tal canção. Ou o vocal se reúne pra determinar os timbres e a altura p/ o back ou p/ o ministro.
Ø   Dever de casa – É essencial que cada um ouça a música aprenda a harmonia e a rítmica em casa.
 –  Se você não ouviu, não se interessou e deixou pra aprender na hora do ensaio saiba que será o grande responsável pelo fracasso do ensaio e do grupo no todo. Palavra dura mas é a realidade.

Ø   Comunicação – A comunicação é um fator essencial em qualquer organização. Mova-se. “Faça parte!” Converse, pergunte, crie um site para compartilhar as musicas e cifras entre os integrantes  do grupo.
Veja: 

*  Se não estiver bem preparada não deve ser executada. “Nós temos que parar com essa mania de fazer tudo mal feito pra Deus, e Deus que receba lá...” Um dia o próprio Deus vai cobrar, e nós vamos ter que apresentar-se com esses dons desenvolvidos. (Raquel Emerick)



Definição de quando é  o ensaio
Ø  O que o culto não é:
·         Prova
·         Tentativa
·         Encenação
·         Teste
·         Experimento
·         Experiência

O culto não é mais um ensaio!
O culto não é onde todo mundo tem que errar. Não é o lugar de esquecer a letra, de esquecer o acorde, de desafinar. Valorize seu momento de ensaio. E valorize seu louvor ao Senhor.

"Cantai-lhe um cântico novo, tocai bem e com Júbilo" Sl 33:3
“todos os povos, batei palmas! Aclamai ao Senhor com grito de júbilo” Sl 47:1


Organização de ensaio



Veja também o site adorando




Raquel Emerick – palestrante escola  adorando – ministério Além – Belo Horizonte CTMDT
Bruce Ellis é o pastor de adoração da Cambridge Vineyard em Ontario, Canadá. Ele também é compositor, produtor e músico Professional.











1 Comentários. Comente aqui! .:

Sidney disse...

Excelente! obrigado suas palavras me ajudaram muito.
Eu to passando por muitas dificuldades no meu Ministerio.
Obrigado e Deus te Abençõe.

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