sexta-feira, 6 de maio de 2011

Conhecendo as partes de uma música



Uma música se divide em várias partes ou (seções) com temas e intensidades diferentes. Se não fosse assim a música seria um grande refrão sem sentimentos e chato. Pois a música precisa da variação de intensidade. Variação essa que damos o nome de "dinâmica" .
Estarei mostrando, de maneira bem simplificada, as principais partes de uma música e a disposição dessas na música popular moderna. Para isso, usarei como exemplo uma música bem conhecida: "Preciso de Ti - Diante do Trono" Veja:
[Introdução]
Preciso de Ti
Preciso do Teu perdão
Preciso de Ti
Quebranta meu coração                                [1ª estrofe]
Como a corça anseia por águas assim tenho sede
Como terra seca assim é a minh'alma
Preciso de Ti

Distante de Ti Senhor não posso viver
Não vale a pena existir
Escuta o meu clamor                                       [Refrão]
Mais que o ar que eu respiro
Preciso de Ti (2x)

Não posso esquecer
O que Fizeste por mim (Fizeste por mim)
Como alto é o céu
Tua misericórdia é sem fim                              
 [2ª estrofe]
Como um pai se compadece dos filhos assim Tu me amas (Me amas)
Afasta as minhas transgressões
Preciso de Ti (Senhor)

Distante de Ti Senhor não posso viver
Não vale a pena existir
Escuta o meu clamor                                         [Refrão]
Mais que o ar que eu respiro
Preciso de Ti (2x)

E as lutas vêm tentando me afastar de Ti
Frieza, escuridão procuram me cegar                  [Ponte]
Mas eu não vou desistir
Ajuda-me Senhor
Eu quero permanecer Contigo até o fim

Distante de Ti Senhor não posso viver
Não vale a pena existir
Escuta o meu clamor                                    
        [Refrão]
Mais que o ar que eu respiro
Preciso de Ti

Preciso de Ti
Preciso de Ti                                                         
[Tag]
Preciso de Ti
Preciso
Eu preciso tanto
Preciso de Ti.                                                                        [Final]
Vejamos então:
  • Introdução: parte inicial da música, geralmente instrumental. Serve para definir o andamento e dar o tom para o vocal. Sem a introdução o vocalista pode entrar fora do tom.
  • Estrofe: conjunto de versos. É uma das seções que compõe a parte cantada. Tem como marca principal ser uma seção inicial e geralmente com intensidade fraca. Uma mesma música pode ter varias estrofes, mas sem fugir do tema.
  • Refrão (ou coro)É a parte principal da música e geralmente de maior intensidade que a estrofe.
  • Ponte: Parte com tema e intensidade diferente das outras seções da música. É geralmente mais intensa até que o refrão e faz uma preparação para entrar nesse.
  • Tag: Parte que se repete várias vezes e quantas vezes quiser, geralmente antes do final da música.
  • Final: Seção de termino da música.
Perceba que usei por diversas vezes a palavra "geralmente" pois a música não deve ser feita através de regras e sim de inspiração e sentimento. Mas na maioria das vezes a música segue a seguinte seqüência:
INTRODUÇÃO > ESTROFE > REFRÃO > PONTE > REFRÃO > TAG > FINAL 
 Agora escolha músicas diversas e veja se isso não se aplica a maioria delas.

Deus abençoe você em seu ministério.
ARIEL ALVES

6 Comentários. Comente aqui! .:

Anônimo disse...

Ariel, gostei muito de seu artigo, mas estou em dúvida em relação a o que seria uma alternativa em Portuguẽs para "Pré-chorus" em uma música. Poderia ser "Pré-Refrão" ou "Transição"?

Ariel Alves (Admin. Recursos HTML) disse...

Obrigado! Sim, poderia. Mas está mais para "Pré-refrão" ou traduzido literalmente "Pré-coro" que significa a mesma coisa.
É uma passagem crescente antes do refrão, que muita gente diz ser a "Ponte", mas que nem todo mundo concorda com essa idéia.
Ponte é uma coisa, Pré-refrão é outra.

Lima disse...

Adorei o seu blog e gostei muito do seu artigo....

veja se eu entendi direito... Na música de Ivete Sangalo "Agora Eu já Sei" tem uma parte que é assim:

"Tempo, mestre de todas horas e dias
Passou sem ver
Te amar de verdade, sentir saudade
Mas só de você, só de você"


Esta parte seria a ponte que você citou acima???

Ariel Alves (Admin. Recursos HTML) disse...

Obridado Well Barros.
Olha, existe uma parte chamada pré-refrão, que alguns consideram apenas como um pedaço da estrofe e outros dizem ser a mesma coisa que a ponte.
Porém a maioria concorda em dizer que ponte é uma coisa, pré-refrão é outra.
Nesse caso do trecho que vc citou eu consideraria um pré-refrão ou (pre-chorus) em inglês.

Anônimo disse...

muito bom o post, mas olha só irmão tô com uma dúvida... qual a estrutura da música Arde Outra Vez do Thalles?

Ariel Alves (Admin. Recursos HTML) disse...

Obrigado, boa pergunta essa heim! rs
Nesse caso essa canção dá a inpressão de serem na realidade duas,
por conta da mudança radical do andamento, da dinâmica e da levada.
Recurso muito usado na música clássica onde se tem vários períodos,
como por exemplo "As Quatro Estações de Vivaldi"
Então podemos dividi-la das seguinte maneiras:

[estrofe] ex:2[1ª estrofe]
Eu não quero mais viver
Longe da Tua presença, meu Senhor
Hoje, quero voltar, voltar ao início de tudo
De quando eu era feliz
Sentia a Tua presença, caminhava ali, no seu jardim
Te encontrava todo dia

[Pré-coro] ex:2[2ª estrofe]
Mas me perdi, Senhor, no caminhar
Tentei andar sozinho na aventura
Dessa vida foi só ilusão
Confesso que andei perdido, sim,
Mas, hoje, eu Te devolvo um coração
Arrependido de tudo o que fez
Quero voltar, Senhor, para os Teus rios (x2)

[Refrão] ex:2[Pré-coro]
Me molha, me lava, me ensina
Me inspira e arde outra vez (x2)
No meu coração

[Ponte] ex:2[Refrão]
"De braços abertos, quero Te receber
Filho, Eu estava esperando você
Pra mim você é tudo que Eu sonhei um dia
Eu te amo"...

Vale lembrar que em Música "não há regras", se há podem ser quebradas
moldando-se ao artista e não o artista moldando-se á Música.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management