terça-feira, 29 de março de 2011

A dedicação do músico ao ministério

Por Escritora Denise Correa



Eu como professora de música, tenho notado em meus aprendizes um grande relaxamento com o seu ministério musical, e isso me preocupa imensamente.
Aos levitas foi entregue o dom mais sublime, sei que como música, sou suspeita para falar sobre esse assunto, enaltecendo-o, mas a música está na mente e no coração de Deus. O verdadeiro louvor agrada a Deus, vejo nas escrituras sagradas, o amor que Deus nutria por Davi, tanto que chegou a deixar registrado em I Samuel 13:14 que Davi era um homem segundo o seu coração, mas o que Davi possuía de tão especial? Davi era um adorador e sabia como tocar o coração de Deus com seu louvor. Será que nós como adoradores também estamos conseguindo esse intento?


Em meu dia-a-dia ouço histórias de músicos seculares, que treinam de 5 a 8 horas por dia. Esses músicos dedicam muito do seu tempo diário por prazer, ou talvez para ganhar dinheiro, sucesso, fama e muitas das vezes louvar à Satanás, com suas vidas, atitudes, seus pactos e principalmente suas músicas. E nós, músicos cristãos, adoradores do Deus verdadeiro, Criador do universo e tudo o que nele há. Que nos dá saúde, forças, graça e nos fornece tudo o que necessitamos para viver com alegria, o que estamos fazendo? Quando tempo de nossa vida estamos dedicando para crescermos como músicos? Estamos nos esforçando para aprender a desempenhar nossos instrumentos da forma que nosso Deus merece? Ou pensamos que de qualquer jeito está bom?
Queridos, é primordial o estudo e o treino freqüente, diário, em qualquer curso musical. Sempre digo aos meus alunos que música não é para todos, pois a música seleciona para si os organizados, dedicados ao estudo a aos que têm talento e aptidão natural. Aos demais, jamais serão músicos excelentes, talvez até tenham uma iniciação, mas nunca conseguirão chegar a um alto padrão de excelência.
Portanto, a você que é um cantor ou instrumentista, organize seu tempo e tire momentos em seu dia-a-dia para dedicar-se ao estudo, afinal, você não está tentando ser um adorador de Satanás, que merece qualquer coisa, mas você é um adorador do único e verdadeiro Deus. Seja um levita segundo o coração de Deus, tal qual Davi.

Aprendendo a tocar em grupo


Quero falar de um problema aparentemente simples, mas comum na maioria dos grupos musicais, principalmente evangélicos.

Geralmente quando vejo um grupo tocando ao vivo percebo que temos problemas sérios.

Os instrumentos estão mal timbrados, cada um toca por si mesmo sem pensar no conjunto, não sabemos acertar os monitores, não pensamos em dinâmica, e por isso o trabalho todo acaba sendo prejudicado.

Não há inspiração que resista a tanto desleixo

Infelizmente nós, músicos cristãos, acabamos usando de frases prontas para justificar nosso despreparo, como por exemplo: “É para a glória de Deus...” Mas no salmo 33:3 diz: “Cantai-lhe um cântico novo, tocai bem e com Júbilo” . Façamos o excelente ao Senhor porque Ele merece o excelente!!! Deixemos de lado a preguiça e façamos o melhor para Deus!

“Maldito aquele que fizer a obra do Senhor negligentemente” (Jr. 48:10)

Bom, acho que Deus se agrada das coisas bem feitas... Ele é um Deus de ordem!

segunda-feira, 28 de março de 2011

LOUVOR E ADORAÇÃO

Introdução

Porque nos reunimos?
Qual o objetivo principal das reuniões das igrejas? Por que vamos aos domingos ao templo? O que vamos fazer lá? Muitos, com muita simplicidade, responderiam espontaneamente: “Ouvir o sermão do pregador, ou gostaria que Deus solucionasse os meus problemas.” Esse tipo de resposta acontece comumente pela falta de informação bíblica sobre o propósito de Deus para o homem: Ser criado para o louvor da Sua glória (Ef 1:6). Devemos apresentar a Deus um culto racional (Rm 12:1). Muitas vezes, nossa intenção nos cultos não é apresentar-nos a Deus, mas sim, esperarmos que Deus se apresente a nós através da oração, da leitura bíblica, da mensagem, das músicas apresentadas e hinos que cantamos. É evidente que Deus se utiliza de todas essas formas para falar aos corações e nos levar a tomarmos atitudes. Mas Ele quer que nos apresentemos para que, OFEREÇAMOS LOUVOR e não, simplesmente, para que RECEBAMOS ALGO. Com o passar dos anos, o materialismo, existencialismo e outras influências que recebemos da modernidade, afastaram dos momentos de adoração a CONTEMPLAÇÃO. Esta era anteriormente praticada, com freqüência, no meio do povo judeu, no período bíblico. É tempo de resgatar a verdadeira adoração. Deus espera de nós uma maior intimidade com Ele, através do louvor.
Entendendo o que é louvar e adorar

terça-feira, 22 de março de 2011

A importância de simplesmente ouvir (2)


O que devo ouvir?
Se você toca em uma equipe com estilo congregacional, ouça tudo! Mas principalmente musicas congregacionais.
Se o estilo de sua equipe é mais voltado para o Rock,  ouça tudo! Mas principalmente Rock.
etc..


Já me deparei com a situação de uma pessoa se dizia grande admiradora de uma cantora famosa atual e queria tocar e cantar igual a ela. O que fazer?Ouvir todas as musicas dela?
Bom, minha resposta não foi tão simples,
logo de pronto dei a opinião que ela tivesse um estilo próprio e não imitasse ninguem.
Mas como ela insistiu eu respondi:
Se você quer ter um estilo parecido com de alguém, não deve só ouvir as canções dele(a), mas também ouvir o que este cantor(a) gosta de ouvir.

A importância de simplesmente ouvir (1)

            Muitos que estão aprendendo algum instrumento ou pratica vocal e estão naquele auge da fome por saber mais e mais, se encontrando com alguém bem mais experiente emitem a famosa pergunta:
"Qual o seu segredo pra tocar ou cantar tanto?"
   Bom eu particularmente já ouvi algumas vezes e sempre com a mesma resposta:
  "Ouça música!"
    Parece que é comum a pessoa sair triste, como se não tivesse recebido resposta alguma, assim como acontece também com amigos músicos meus, que também passaram a dar essa resposta.
             Mas mal sabem eles que receberam a resposta que irá mudar sobremaneira a sua vida musical em seu desenvolvimento e técnica .


Porque ouvir?
"A própria Palavra de Deus diz que todo homem  seja prestes no ouvir e tardio no falar"


Mas tecnicamente, o nosso cérebro trabalha por meio de associações, se você aprende a segurar um lápis de cera quando criança vai saber segurar um copo quando mais velho.
Se você ouve desenvolve não só a sua audição e percepção musical como também todos os outros sentidos.


Veja uma parte de um artigo que encontrei na internet:

segunda-feira, 21 de março de 2011

HillSong Might to Save - Aprenda

Olá adorador,
Abaixo um vídeo com os guitarristas do Hillsong ensinando a tocar a música Might to save (Poder pra salvar). A Aline barros fez uma versão desta música "Poder pra Salvar"


Agora pros bateras o workshop tambem da " Mighty to Save"


Deus abençoe você em seu ministério.

domingo, 20 de março de 2011

Microfonia

Por Escritora Denise C. S.

Com certeza você já ouviu aquele ruído agudo irritante que muitas vezes uvimos no som, chamado de microfonia.
Basicamente, o processo causador da microfonia, também chamado de realimentação positiva do sistema de som, é o seguinte: o som sai do alto-falante, é captado pelo microfone, é transformado em sinal elétrico e reforçado pelo amplificador que, por sua vez, entrega este sinal ao alto-falante. O falante transforma este sinal em som, que é captado novamente pelo mesmo microfone, repetindo o processo indefinidamente.
Esse assunto é de extrema importância para o conhecimento de cantores e pregadores. Já observei que muitos deles provocam a microfonia e depois olham para o técnico de som com um olhar de desaprovação como se a culpa fosse dele.
Falamos anteriormente como a microfonia é produzida, e agora vamos ver algumas dicas de como evitá-la:

• Não aponte o microfone para as caixas;
• Não envolva a cápsula do microfone com as mãos;
• O volume do microfone muito alto também pode causar microfonia.

É muito fácil evitar a microfonia, siga essas dicas e respeite o técnico de som, ele também está executando um ministério tão importante quanto o seu, porque sem um som de qualidade a mensagem que você tem a levar será entregue com muito mais dificuldade.
Que a benção de Deus esteja sobre a sua vida e seu ministério!

Escritora Denise Correa da Silva http://escritoradenisecs.blogspot.com

sábado, 19 de março de 2011

10 DICAS PARA UM BOM ENSAIO VOCAL


Texto de: Mirella de Barros Antunes


O ensaio deve fazer parte da rotina de todo ministério de música. Algumas pessoas têm uma visão fantasiosa a respeito dos músicos de sucesso supervalorizando a questão da INSPIRAÇÃO. Mas qualquer músico que se esforça para oferecer o melhor em seu ministério sabe que inspiração é importante, mas TRANSPIRAÇÃO é fundamental. 

O ensaio é a hora da transpiração, de dedicar tempo e atenção para que a música na casa de Deus seja feita com qualidade. Já ouvi muitos comentários do tipo: "Nós ensaiamos tanto, mas nada dá certo!". Talvez o ensaio não esteja sendo feito de forma eficaz e foi pensando nisto que resolvi indicar alguns caminhos para que você chegue ao ponto que deseja. Vamos juntos!

1. REGULARIDADE
Procure fazer ensaios constantes, no mínimo uma vez por semana, isto é importante para integração musical e comunhão do grupo.

2. TEMPO
Uma duração ideal para um bom ensaio deve ser em torno de duas horas. É difícil conseguir resultados reais em menos tempo, se você quiser fazer um ensaio mais longo, dê um pequeno intervalo para água e descanso, precisamos lembrar que a voz é um instrumento delicado.

3. PRESENÇA
A presença no ensaio deve se tornar obrigatória, não é justo que o grupo todo ensaie e no momento da ministração seja prejudicado por um "penetra" que não ensaiou e nem se preparou, não é verdade?

4.ESTRUTURA
É importante ter um local específico para ensaio, um lugar quieto onde o grupo possa ter um pouco de privacidade. O ensaio vocal deve ser sempre acompanhado por um instrumento harmônico (teclado, piano, violão, guitarra) que garanta a afinação do grupo. 
5. ORAÇÃO
É verdade que ensaio é ensaio, e não é o momento de fazer estudo bíblico e nem de orações sem fim, mas sem dúvida é importante orar no início do ensaio. Quando estamos trabalhando na obra de Deus muitas lutas surgem e precisamos lembrar que não é contra carne nem sangue que devemos guerrear, mas contra principados e potestades (Ef 6:10-18).

O Musico Comprometido com Deus

Por Pr Ronaldo Bezerra

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria..." - Salmo 111:10. 

Todos os homens e mulheres verdadeiramente comprometidos com Deus, o levam a sério. Andar no temor do Senhor e levá-lo a sério não significa ser uma pessoa perfeita, que nunca comete erros na vida e que sempre acerta em tudo o que faz, mas significa ter um coração quebrantado e disposto a aprender, é ter um coração disponível em conhecer o Senhor e ter intimidade com Ele. Vejamos estas virtudes: 


1- Coração quebrantado e disposto a aprender. 


Uma das marcas de uma pessoa quebrantada é que ela deseja andar no temor do Senhor, que significa como mencionei levar Deus a sério. 

Parece que muitos que ministram na Igreja não têm temor de Deus em seu coração, porque se sentem aptos a ministrar apesar de estarem com a vida imersa em pecados, sem demonstrarem qualquer sinal de arrependimento. Adorar a Deus dessa forma é como oferecer fogo estranho em seu altar. 

sexta-feira, 18 de março de 2011

...tocai bem e com júbilo!

Por Escritora Denise C. S.

http://escritoradenisecs.blogspot.com/2009/09/tocai-bem-e-com-jubilo.html


No salmo 33:3b a palavra do Senhor diz: ...tocai bem e com júbilo! Hoje, gostaria de focar a minha mensagem no músico que executa um instrumento musical ou canta, e o faz relaxadamente.
Já ouvi muitos músicos e cantores dizerem: “irmãos, não tive tempo de ensaiar, mas é para Deus, então vou louvar ao Senhor!” Como fico indignada com atitudes como essa. Para Deus devemos dar o nosso melhor, fazer o nosso melhor. E qual é o seu melhor? Você não pode tirar 30 minutos do seu tempo para ensaiar a música que você irá executar? Será que você não consegue deixar gastar com coisas fúteis para investir um pouco em conhecimento musical? Num instrumento de qualidade? Em um equipamento que irá facilitar a execução? Ou fazer uma aula com um profissional capacitado para ensiná-lo? Eu, como professora de música há alguns anos, vejo o quanto isso é primordial na casa de Deus. Você ser capacitado, ser preparado para realizar com excelência o ministério que Deus lhe deu. E Deus agrada-se do melhor!
Ouço músicas mundanas serem executadas com perfeição, vejo músicos que não servem a Cristo com os dedos calejados, muitas vezes até sangrando de tanto treinar o seu instrumento, e outros, que se dizem “filhos de Deus”, dizendo que não teve tempo nem de ensaiar a música uma vez apenas, mas é pra Deus mesmo...
Queridos, sejamos conscientes de que estamos oferecendo um louvor ao Eterno, ao Maior, ao Deus Supremo, Criador de todas as coisas. À Ele, todo o louvor, não qualquer louvor, mas o SEU melhor. Você sabe, qual é o SEU melhor, quais são as tuas condições. Só não faça a obra do mestre relaxadamente, porque a palavra do Senhor diz:“Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente (Jeremias 48:10)”.Para concluir, a nossa passagem bíblica em questão fala de júbilo. Tocar e cantar com alegria, não por obrigação, mas por amor. Muitos gostariam de ter o seu dom, mas você o tem, então faça com amor. Que seu louvor subirá como cheiro suave às narinas de Deus, e você alcançará graça aos olhos do Todo Poderoso.

Que Deus te abençoe em seu ministério!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Organização e comportamento no ensaio


Contém Trechos de: Bruce Ellis (adaptado)  e  de Raquel Emerick
 (adaptado para estudo do Louvor INVVV)



Mas o que é o ensaio?Pra que ensaiar?
Definição de ensaio
Ø  Segundo o dicionário:
·         Prova
·         Tentativa
·         Encenação
·         Teste
·         Experimento
·         Experiência


Ø  O que o ensaio não é:
·         Reunião de oração
·         Reunião para resolver os problemas do ministério de louvor
·         Tempo para você ouvir músicas novas
·         Tempo para estudar instrumento ou técnica vocal.
·         Hora de aprender a música a ser ensaiada



O Ensaio
Para muitos, o ensaio de uma equipe de louvor é uma experiência maravilhosa — alegre, encorajadora, desafiadora, voltada para a comunhão e agradável a Deus. Para outros, entretanto, a noite de ensaio pode representar um momento repleto de sentimentos de medo, imperfeição e até mesmo solidão — está claro que não é nada disso o que Deus pretende.
        Em muitos casos, dizer: “Vai ter ensaio” significa dizer: “Fiquem tristes, vai ter ensaio!”
A técnica nunca isenta o músico de ter uma vida que busca ardentemente a justiça e o caráter de Jesus. A personalidade artística é responsável! Além de tudo, o ensaio deve ser um ambiente de verdade – um lugar de repouso, de baixar a guarda e desenvolver a música juntos. Para encerrar, existem algumas poucas sugestões que eu gostaria de passar a respeito das “normas” de comportamento no ensaio.
*O ensaio é onde todo mundo tem que errar. É o lugar de esquecer a letra, de esquecer o acorde, de desafinar.  É o lugar de cometer os erros pra chegar num arranjo definitivo.


Boas maneiras no ensaio
·         Propósito, objetivo, concentração.
      Um dos erros mais comuns acontece quando permitimos que alguns músicos fiquem tocando sem propósito antes do ensaio começar. Embora muitos vejam isso como algo alegre, e até inocente, isso pode trazer implicações infelizes. Antes do ensaio não se toca nenhuma música que não seja o propósito daquele ensaio (20 min antes). Ensaio sem propósito produz resultados!

·         RESPEITO ao próximo
                   Imagine a seguinte situação: O ensaio está rolando, fluindo bem até que precisa ser pausado pra reparar um back vocal que está em dificuldade de acertar o tom. Enquanto o silencioso ajuste do cantor com o tecladista ou arranjador acontece o guitarrista resolve tirar o solo da música, motivado o baterista resolve acompanhá-lo baixinho, o baixista entra violentamente e às gargalhadas na brincadeira de passa-tempo e pra completar o violonista aos berros dá sugestões do que poderia ser feito.  Bem, algumas perguntas. E o back vocal? Será que o arranjador obteve algum resultado? Será que o cantor, que já estava com dificuldade, conseguiu se concentrar e aprender?  (o oposto também é muito freqüente) deixe a conversa pro intervalo.  O respeito ao próximo e ao próprio momento de ensaio é um dos principais passos p/ obtenção de bons resultados e de tempo.



·        “Não é mesmo a minha vez!”
Uma das causas da falta de entrosamento em um grupo de louvor consideravelmente grande provém do mau uso dos ensaios pelo dirigente. Permitindo, por exemplo, que o baterista, baixista, guitarrista e/ou vocal que já ensaiaram (ou ainda não) fiquem dispersos, conversando ou sentados nos bancos da igreja sem menor participação nas mudanças e alterações que são feitas, esperando sua vez .
        Conclusão, quando chega sua hora de tocar, mais uma vez o ensaio tem que ser parado e agora é pra que o “bendito”  também pegue a alteração. (Mais perda de tempo!)


Princípios de organização de ensaio

Ø   Principio da divisão funcional – consiste em dividir em: vocal e instrumental durante o primeiro período do ensaio pra que as dúvidas  principais sejam tiradas de acordo com a sua função e sem a interrupção do ensaio.
Ø   Principio da comunicação funcional – é a parte extra-ensaio na qual, por exemplo, os guitarristas se comunicam a fim de aprender uns com os outros os detalhes  e solos de tal canção. Ou o vocal se reúne pra determinar os timbres e a altura p/ o back ou p/ o ministro.
Ø   Dever de casa – É essencial que cada um ouça a música aprenda a harmonia e a rítmica em casa.
 –  Se você não ouviu, não se interessou e deixou pra aprender na hora do ensaio saiba que será o grande responsável pelo fracasso do ensaio e do grupo no todo. Palavra dura mas é a realidade.

Ø   Comunicação – A comunicação é um fator essencial em qualquer organização. Mova-se. “Faça parte!” Converse, pergunte, crie um site para compartilhar as musicas e cifras entre os integrantes  do grupo.
Veja: 

*  Se não estiver bem preparada não deve ser executada. “Nós temos que parar com essa mania de fazer tudo mal feito pra Deus, e Deus que receba lá...” Um dia o próprio Deus vai cobrar, e nós vamos ter que apresentar-se com esses dons desenvolvidos. (Raquel Emerick)



Definição de quando é  o ensaio
Ø  O que o culto não é:
·         Prova
·         Tentativa
·         Encenação
·         Teste
·         Experimento
·         Experiência

O culto não é mais um ensaio!
O culto não é onde todo mundo tem que errar. Não é o lugar de esquecer a letra, de esquecer o acorde, de desafinar. Valorize seu momento de ensaio. E valorize seu louvor ao Senhor.

"Cantai-lhe um cântico novo, tocai bem e com Júbilo" Sl 33:3
“todos os povos, batei palmas! Aclamai ao Senhor com grito de júbilo” Sl 47:1


Organização de ensaio



Veja também o site adorando




Raquel Emerick – palestrante escola  adorando – ministério Além – Belo Horizonte CTMDT
Bruce Ellis é o pastor de adoração da Cambridge Vineyard em Ontario, Canadá. Ele também é compositor, produtor e músico Professional.











quarta-feira, 16 de março de 2011

Problema com as Cifras

          Quero falar de algo muito comum entre os músicos nas igrejas. Imagine a situação: o Pastor de sua igreja pediu uma musica nova "x" pra igreja. Os músicos empenhados, logo foram buscar em casa as cifras na internet. O baixista pegou do site "cifradebaixo.com", o guitarrista no "cifraerrada.com" e o tecladista no "acho.que.ta.certa.com" (esses sites não existem)
          Na ora do ensaio estava todo mundo feliz com sua cifra e "vamos começar a música!" 
---- Que isso? Tem alguem errado!

       Minha pergunta: Quem está errado?
       Sugestão:

      1ª  Não confie totalmente em sites de cifras, na grande maioria das vezes as cifras vem erradas e/ou simplificadas. Se você tem alguém no ministério que saiba bem tirar musica de ouvido dê  a ele o valor que ele merece. Se você é líder de louvor mas não tem esse dom confie a essa pessoa a tarefa de escrever as cifras e corrigi-las caso estejam erradas. Aprenda os acordes mais difíceis e execute-os (todos os músicos) a música ficará mais bonita e parecida com o original. (o nosso Deus merece o Melhor)
     2ª Cuide pra que todos tenham a mesma cifra. Não adianta só um tocar certo. Sugiro cada um tenha sua própria pasta (pasta não são folhas avulsas mas uma pasta mesmo de plastico ou outra), mas com todas as cifras idênticas uns dos outros. De preferência as xerox da cifra que a pessoa responsável transcreveu.
     3ª Não exite em fazer arranjos diferentes do original. Inovar é sempre bom, traz uma nova vida a música. Porém tome cuidado de não retirar as características da música. E faça assim  também a cifra desse novo arranjo.

ARIEL ALVES
Lembre-se "maldito aquele que faz a obra relaxadamente"
Seja organizado e dedicado também no seu serviço ministerial!
Deus abençoe você em seu ministério. 

terça-feira, 15 de março de 2011

Sinais visuais que ajudam o louvor

Olá adorador!
                     Mais uma vez estou trazendo o assunto sobre comunicação. E desta vez ela estará presente durante o período de louvor.
O que acontece e muito é durante o período de louvor o líder (ou ministro) vira pra traz e diz que é pra ir "pro refrão", mas aí o baterista entende "não toca não!" e aí gera aquela confusão e alguns erros dos mais bizarros.
                     
                      Bom, é claro que foi um exemplo exagerado rsrs, mas quantos já não se depararam com situações de falha na comunicação durante o louvor?

                       Uma solução é a criação de sinais que o líder (ministro)  faz que irão guiar os músicos e vocais pra onde ele quiser. Podendo por exemplo apenas uma mão fechada significar "termine a música!".
                        Você de repente em seu ministério já use alguns sinais, mas uma dica importante é que crie sinais para tudo que queiram fazer durante a música. Use sempre sinais padrões, ou seja,  todos os ministros devem usar os mesmos sinais.

Você pode criar seus próprios sinais. Não existe uma regra de como esses sinais devem ser, o importante é todos conhecerem e entenderem esses sinais.
Mas aí vai uma listinha de sinais que seu ministério poderá usar no louvor:


Dicas de comunicação Ministerial


Olá adorador,
                   quero apresentar pra você como é simples resolver um dos mais comuns problemas em um grupo ou ministério e principalmente uma equipe de louvor e adoração:

A MÁ COMUNICAÇÃO
                     Vivemos no século XXI onde a comunicação passou a ser o elemento essencial em tudo o que fazemos. Mas em uma equipe, as vezes, isso torna-se o grande responsável pelas coisas não darem certo.
A má comunicação ou simplesmente a falta desta pode acarretar em situações desagradáveis.
                      Quem nunca foi para o ensaio e quando chegou ficou sabendo que tinha sido cancelado? Ou não foi a alguma reunião ou festa porque não foi avisado?
                       
                        Vou mostrar como podemos acabar ou amenizar esses problemas de maneira simples e tecnológica.

A Comunicação Ministerial
                         Uma maneira de fazer com que todos tenham a mesma informação sem distorções ao longo do percurso  é fazer com que todos que necessitem da informações a recebam da mesma fonte. Você como líder da equipe deve reunir as os membros e passar uma só informação a todos. E A TECNOLOGIA?
                          Pois bem, não dispensando o papel fundamental do líder, uma maneira de todos obterem a mesma fonte é criando um site com senha onde cada membro da equipe possa ter acesso as informações necessárias, como as musicas do próximo ensaio, as próximas reuniões, estudos, etc... Se a sua igreja possui um site você pode pedir ao administrador que adicione esse recurso.
                           Caso seja inviavel a criação de um site para isso, não se desespere! Uma dica é você criar um e-mail, isso mesmo um e-mail que todos terão acesso. Simples e facil de se fazer e ajuda em muuuuito na comunicação. O unico problema dessa maneira é que todos terão a mesma senha, você não pode deixar vazar a senha para quem não é membro do grupo.

É FACIL!!! Vamos supor que queira criar uma conta do yahoo!
crie a conta: xxxlouvor.xxx@yahoo.com.br
e a senha: 12345
todos da equipe devem ter esses dados para poder ter acesso.

NO EMAIL
Use o SEU EMAIL (não o do ministério) para enviar as musicas, cifras, letras, estudos e tudo relacionado ao ministério para este novo email. Assim, todos que acessarem poderão ter as mesmas informações.
(Nós da equipe de louvor da INVVV) usamos este meio de comunicação e é muito eficaz. 


CONTATOS DO MINISTÉRIO
                   Já me deparei com a situação de precisar muito falar com uma pessoa e ninguem tinha o telefone ou email dela.É uma situação um tanto chata, não é?
                    A solução para esse tipo de "falha de comunicação" é criar uma listinha com telefone residencial, celular, telefone de recado, email e data de aniversário de cada membro da equipe e distribui-la entre os mesmos. Assim todos podem ter uma cominicação mais rapida e facil. E pode até receber mais ligações no dia do seu aniversário  rsrsrs.
                     

Não é necessário colocar o endereço da pessoa, seria meio que um exagero. MAS LEMBRE-SE DE SEMPRE MANTER ESSA LISTA ATUALIZADA.

Viu?  Simples e fácil. Agora ninguem pode mais dizer que não sabia!
Deus te abençoe em seu ministério!
Abçs


ARIEL ALVES

Ser um Levita


Fonte: http://atos29.com.br  (editado e adaptado para estudo do Louvor INVVV)


Hoje se fala muito de levitas, infelizmente há muitos que não sabem o que é ser um levita, porém mesmo assim se autodenominam como tal. Para entendermos melhor a pessoa do levita vamos estudar sobre a origem deste nome.
LEVI do Hebraico LÊWI ligado a raiz IÃWÂ significa JUNTAR, ou ainda HILLAWEH que significa UNIR. O nome HILLAWEH (LEVÍ) é da mesma família onomatopaica da palavra HALELUIA. Vamos estudar um pouco mais sobre Levi e entenderemos o porquê deste nome. (história de Israel)
"Outra vez concebeu Lia, e deu à luz um filho, e disse: Agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido, porque lhe dei à luz três filhos; por isso, lhe chamou Levi." (Gênesis 29:34)
Veja o que lemos: O nome daquele de onde se originou a tribo dos levitas significa unir; vemos agora que essa união referida pelo texto acima se trata da união do esposo com a esposa. Tipologicamente falando, podemos concluir que os levitas têm a responsabilidade de unir a Esposa (Igreja) ao esposo (Deus). A pergunta que surge neste momento a todos os levitas é: Eu estou usando o dom de Deus para unir o que? Sim, porque há muitos que perderam a visão e estão usando seus dons e talentos para seus próprios prazeres em vez de atraírem a presença de Deus para a igreja estão se ofertando como artistas, como showmans; estão querendo atrair toda a atenção dos ouvintes para si. Alguns com suas vidas deformadas estão atraindo maldição em vez de bênçãos, estão disputando com outros levitas, causando divisão entre músicos e cantores; com isto se vê que não entendem nada sobre o ministério levita.
  Um equívoco é imaginar que o simples fato de cantar bem, com qualidade e até conseguir emocionar pessoas é o bastante ou que esta seja a missão do levita, porém as responsabilidades do Levita são muito grandes e extremamente sérias.

Responsabilidades com o Tabernáculo
O papel dos levitas como ministros do tabernáculo era de cooperarem na construção do tabernáculo, sob a supervisão do filho de Arão, Itamar. Nas leis preparatórias para a marcha pelo deserto, Levi foi separado por Deus, das outras tribos, e colocado sob a responsabilidade de desmanchar, transportar e erigir o tabernáculo além de servirem como uma espécie de pára-choque para protegerem as demais tribos israelitas da indignação de Deus, que os ameaçava se despercebidamente entrassem em contato com a tenda sagrada ou com os seus móveis (Números 1: 47-54). (isso significa: Esteja pronto a servir!)
O Levita e a Santificação
A santificação é o elemento chave para que um levita tenha o seu ministério bem sucedido e é também a maior responsabilidade de um servo de Deus.
"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14 RA)
Nenhum Levita pode fazer a obra de Deus sem estar com sua vida em santidade:
"Os levitas se purificaram e lavaram as suas vestes, e Arão os apresentou por oferta movida perante o SENHOR e fez expiação por eles, para purificá-los. Depois disso, chegaram os levitas, para fazerem o seu serviço na tenda da congregação, perante Arão e seus filhos; como o SENHOR ordenara a Moisés acerca dos levitas, assim lhes fizeram." (Números 8:21-22 RA)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management