Contém Trechos de: Bruce Ellis (adaptado) e de Raquel Emerick
(adaptado para estudo do Louvor INVVV)
Mas o que é o ensaio?Pra que ensaiar?
Definição de ensaio
Ø Segundo o dicionário:
· Prova
· Tentativa
· Encenação
· Teste
· Experimento
· Experiência
Ø O que o ensaio não é:
· Reunião de oração
· Reunião para resolver os problemas do ministério de louvor
· Tempo para você ouvir músicas novas
· Tempo para estudar instrumento ou técnica vocal.
· Hora de aprender a música a ser ensaiada
O Ensaio
Para muitos, o ensaio de uma equipe de louvor é uma experiência maravilhosa — alegre, encorajadora, desafiadora, voltada para a comunhão e agradável a Deus. Para outros, entretanto, a noite de ensaio pode representar um momento repleto de sentimentos de medo, imperfeição e até mesmo solidão — está claro que não é nada disso o que Deus pretende.
Em muitos casos, dizer: “Vai ter ensaio” significa dizer: “Fiquem tristes, vai ter ensaio!”
A técnica nunca isenta o músico de ter uma vida que busca ardentemente a justiça e o caráter de Jesus. A personalidade artística é responsável! Além de tudo, o ensaio deve ser um ambiente de verdade – um lugar de repouso, de baixar a guarda e desenvolver a música juntos. Para encerrar, existem algumas poucas sugestões que eu gostaria de passar a respeito das “normas” de comportamento no ensaio.
*O ensaio é onde todo mundo tem que errar. É o lugar de esquecer a letra, de esquecer o acorde, de desafinar. É o lugar de cometer os erros pra chegar num arranjo definitivo.Boas maneiras no ensaio
· Propósito, objetivo, concentração.
Um dos erros mais comuns acontece quando permitimos que alguns músicos fiquem tocando sem propósito antes do ensaio começar. Embora muitos vejam isso como algo alegre, e até inocente, isso pode trazer implicações infelizes. Antes do ensaio não se toca nenhuma música que não seja o propósito daquele ensaio (20 min antes). Ensaio sem propósito produz resultados!
Um dos erros mais comuns acontece quando permitimos que alguns músicos fiquem tocando sem propósito antes do ensaio começar. Embora muitos vejam isso como algo alegre, e até inocente, isso pode trazer implicações infelizes. Antes do ensaio não se toca nenhuma música que não seja o propósito daquele ensaio (20 min antes). Ensaio sem propósito produz resultados!
· RESPEITO ao próximo
Imagine a seguinte situação: O ensaio está rolando, fluindo bem até que precisa ser pausado pra reparar um back vocal que está em dificuldade de acertar o tom. Enquanto o silencioso ajuste do cantor com o tecladista ou arranjador acontece o guitarrista resolve tirar o solo da música, motivado o baterista resolve acompanhá-lo baixinho, o baixista entra violentamente e às gargalhadas na brincadeira de passa-tempo e pra completar o violonista aos berros dá sugestões do que poderia ser feito. Bem, algumas perguntas. E o back vocal? Será que o arranjador obteve algum resultado? Será que o cantor, que já estava com dificuldade, conseguiu se concentrar e aprender? (o oposto também é muito freqüente) deixe a conversa pro intervalo. O respeito ao próximo e ao próprio momento de ensaio é um dos principais passos p/ obtenção de bons resultados e de tempo.
· “Não é mesmo a minha vez!”
Uma das causas da falta de entrosamento em um grupo de louvor consideravelmente grande provém do mau uso dos ensaios pelo dirigente. Permitindo, por exemplo, que o baterista, baixista, guitarrista e/ou vocal que já ensaiaram (ou ainda não) fiquem dispersos, conversando ou sentados nos bancos da igreja sem menor participação nas mudanças e alterações que são feitas, esperando sua vez .
Conclusão, quando chega sua hora de tocar, mais uma vez o ensaio tem que ser parado e agora é pra que o “bendito” também pegue a alteração. (Mais perda de tempo!)
Princípios de organização de ensaio
Ø Principio da divisão funcional – consiste em dividir em: vocal e instrumental durante o primeiro período do ensaio pra que as dúvidas principais sejam tiradas de acordo com a sua função e sem a interrupção do ensaio.
Ø Principio da comunicação funcional – é a parte extra-ensaio na qual, por exemplo, os guitarristas se comunicam a fim de aprender uns com os outros os detalhes e solos de tal canção. Ou o vocal se reúne pra determinar os timbres e a altura p/ o back ou p/ o ministro.
Ø Dever de casa – É essencial que cada um ouça a música aprenda a harmonia e a rítmica em casa.
– Se você não ouviu, não se interessou e deixou pra aprender na hora do ensaio saiba que será o grande responsável pelo fracasso do ensaio e do grupo no todo. Palavra dura mas é a realidade.
Ø Comunicação – A comunicação é um fator essencial em qualquer organização. Mova-se. “Faça parte!” Converse, pergunte, crie um site para compartilhar as musicas e cifras entre os integrantes do grupo.
Veja:
* Se não estiver bem preparada não deve ser executada. “Nós temos que parar com essa mania de fazer tudo mal feito pra Deus, e Deus que receba lá...” Um dia o próprio Deus vai cobrar, e nós vamos ter que apresentar-se com esses dons desenvolvidos. (Raquel Emerick)
Definição de quando é o ensaio
Ø O que o culto não é:
· Prova
· Tentativa
· Encenação
· Teste
· Experimento
· Experiência
O culto não é mais um ensaio!
O culto não é onde todo mundo tem que errar. Não é o lugar de esquecer a letra, de esquecer o acorde, de desafinar. Valorize seu momento de ensaio. E valorize seu louvor ao Senhor.
"Cantai-lhe um cântico novo, tocai bem e com Júbilo" Sl 33:3
“todos os povos, batei palmas! Aclamai ao Senhor com grito de júbilo” Sl 47:1
Organização de ensaio
Veja também o site adorando
Raquel Emerick – palestrante escola adorando – ministério Além – Belo Horizonte CTMDT
Bruce Ellis é o pastor de adoração da Cambridge Vineyard em Ontario, Canadá. Ele também é compositor, produtor e músico Professional.
1 Comentários. Comente aqui! .:
Excelente! obrigado suas palavras me ajudaram muito.
Eu to passando por muitas dificuldades no meu Ministerio.
Obrigado e Deus te Abençõe.
Postar um comentário