Olá adorador!
Mais uma vez estou trazendo o assunto sobre comunicação. E desta vez ela estará presente durante o período de louvor.
O que acontece e muito é durante o período de louvor o líder (ou ministro) vira pra traz e diz que é pra ir "pro refrão", mas aí o baterista entende "não toca não!" e aí gera aquela confusão e alguns erros dos mais bizarros.
Bom, é claro que foi um exemplo exagerado rsrs, mas quantos já não se depararam com situações de falha na comunicação durante o louvor?
Uma solução é a criação de sinais que o líder (ministro) faz que irão guiar os músicos e vocais pra onde ele quiser. Podendo por exemplo apenas uma mão fechada significar "termine a música!".
Você de repente em seu ministério já use alguns sinais, mas uma dica importante é que crie sinais para tudo que queiram fazer durante a música. Use sempre sinais padrões, ou seja, todos os ministros devem usar os mesmos sinais.
Você pode criar seus próprios sinais. Não existe uma regra de como esses sinais devem ser, o importante é todos conhecerem e entenderem esses sinais.
Mas aí vai uma listinha de sinais que seu ministério poderá usar no louvor:
Observação: É super importante que toda atenção dos músicos e vocais durante o louvor tem que estar focada no ministro e entre os mesmos.
(não precisa falar no microfone a direção)
--- Entra [enter] (significa o inicio da participação de um instrumento na canção, como por exemplo a entrada do vocal na música ou o início de um solo) –
· Entra solo - o ministro aponta com o indicador para o instrumento desejado de preferência olhando nos olhos do instrumentista. ( não precisa falar no microfone, "o solo!") · Entra banda – aponta-se com o indicador para trás e sem olhar para trás.
--- Cessa ou espera [standby] (pede a espera até 2ª ordem p/ entrada na música ou pode significar o fechar p/ um único instrumento)
- Cessa solo - [para um único instrumento] - mão aberta dedos separados indicando espera (olhando nos olhos do instrumentista)
- Cessa banda- [para a banda] - mão aberta dedos separados indicando espera atrás das costas (sem olhar para traz )
--- Volta (repete a seção) – movimentos circulares com o dedo indicador.
--- Coro ou Refrão ( Ř ) – Dedo indicador para baixo. (independente de qual cessão a música esteja)
--- Início1 (primeira estrofe)- dedo indicador para cima.
--- Início2 (segunda estrofe)- dedo indicador e dedo medio separados e apontando para cima.
--- Segue – (segue pra próxima seção da música) -mão aberta com os dedos juntos apontando para o lado.
--- Instrumental (pesado)- paletada (como se fosse uma guitarra).
--- Instrumental (suave) – dedilhando (sinalizando um teclado).
--- Intensidade
- · Aumenta intensidade ff – Mão aberta dedos juntos com a palma para cima (movimentando para cima)
como se estivesse pedindo pra alguém se levantar.
- · Diminui intensidade PP - Mão aberta dedos juntos com a palma para baixo (movimentando para baixo)
Como se estivesse pedindo pra alguém se abaixar
--- Somente a igreja - aponta-se para a igreja.
--- Ponte – (Parte mais intensa da música) -dedo indicador e dedo médio separados e apontando para baixo.
Exemplo de ponte: (Eu farei o que o que for preciso... para te ver) música "Olha pra mim"
--- Tag –( parte final que se repete Ŧ) - dedo indicador e dedo médio juntos apontando para o lado
Exemplo de Tag ( incomparáveis são tuas promessas, incompara... ) Música "Aclame ao Senhor"
ARIEL ALVES
Deus abençoe você em seu ministério!
1 Comentários. Comente aqui! .:
Gostei, já estamos usando!
Sendo q pro refrão agente usa a mão fazendo um C de chorus
Graça e paz
Postar um comentário