segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Excelência no Ministério

Por: Escritora Denise C. S.


Estudando a fundo a história do profeta Jeremias, deparamo-nos com um sujeito singular e pouco citado por grandes pregadores, ou em estudos bíblicos: o hábil secretário do profeta, chamado Baruque.
Baruque vinha de uma família muito bem sucedida em sua época, seu avô fora governador de Jerusalém na época do rei Josias (2 Cr. 34:8), e seu irmão, funcionário graduado do tribunal de Zedequias (Jr. 51:59). Com certeza, Baruque esperava ocupar um cargo excelente para suas qualificações, pois era um jovem culto, nobre, inteligente e hábil na arte de escrever, mas o seu ministério era assessorar o profeta mais odiado do reino de Judá. Baruque decepcionou-se mais de uma vez ao ver as dificuldades de seu ministério, quando parecia que todo o seu esforço estava sendo vão, ao surgirem as perseguições e acusações infundadas, ao não obter o sucesso e prestigio que almejava.
Mesmo que na visão de Baruque o seu ministério tenha sido fracassado, pequeno ou até mesmo decepcionante, aprendo que, se não fosse o excelente trabalho desse fiel secretário, jamais teríamos tido acesso às profecias do profeta Jeremias, jamais teríamos conhecido esse importante trecho da história de Israel e de um dos atos mais relevantes: a destruição de Jerusalém, os motivos pelos quais essa tragédia veio a ocorrer e porque Deus tomou essa atitude drástica.
Será que Baruque imaginava a importância de seu ministério ao realizá-lo sob falsas acusações, decepções e esperança de sucesso frustrado? Acredito que nem no melhor de seus sonhos, não vislumbrava que passados aproximadamente 2.500 anos, milhares de pessoas em todo o mundo tivessem acesso ao seu laborioso trabalho e se utilizassem diariamente dele.
Trago essa experiência de Baruque para nossos dias. Muitas das vezes nosso ministério parece-nos pequeno, pouco interessante, sofrido, desestimulante, sentimo-nos tal qual Baruque, mas Deus sabe de todas as coisas, Deus conhece o passado, presente e futuro e sabe que cada grão de areia tem a sua vital importância para a construção da mais excelente obra do criador.
Tenho certeza que se Baruque imaginasse a proporção que tomaria o seu ministério, teria aplicado mais força e dedicação para a realização do mesmo, teria-o realizado com mais excelência, mas isso já não é mais possível. Mas nós ainda podemos, pois enquanto há vida, há esperança. Estamos em tempo de nos motivarmos e continuar a batalha, ir em frente, realizar nosso ministério com excelência, mesmo que pareça uma obra pequena, sem importância, mas somente Deus conhece todas as coisas.
Se necessário anote em um lugar bem visível para que a sua mente humana jamais esqueça o quanto o seu trabalho é importante para o Senhor: “excelência no ministério”. E faça-o, cada dia, com amor, zelo e dedicação total, não esperando o sucesso desse mundo, mas esperando somente no Senhor.
Medite nisso e que Deus abençoe poderosamente o seu ministério!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Atravessando crises no ministério


Muitos ao se depararem com problemas, brigas, aborrecimentos no ministério acabam abandonando serviço ministerial ou se isolando como se só existisse ele mesmo. Essas pessoas, se achando "com a razão", muitas das vezes são quem estão mais enganados a respeito do que é um ministério. Mas apesar de ela poder ter razão em algum ocorrido não tem consciência do que está fazendo. Essa pessoa acaba sendo um peso morto no ministério que ela acha e julga estar morto. Se você se encontra assim leia com bastante atenção.

terça-feira, 7 de junho de 2011

O Tamanho da sua Cruz

Por: Carlinha


"E quem não toma a sua Cruz, e não segue após mim, não é digno de mim."
"Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua Cruz, e siga-me.

Veja completo em Cantinho Pop

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Organizando o repertório

           Sabemos que é muito importante ter uma boa quantidade de musicas em seu repertório, pois cantar sempre as mesmas cançoes pode se tornar cansativo (ver erros que um ministro não pode cometer). É muito importante também não se meter a tocar musicas com que não estamos familiarizados, ou seja, que não foi ensaiada.
            Por isso é importante saber quais as musicas que foram ensaiadas e que portanto já fazem parte do repertório da sua igreja. Fazer isso é bem simples! Veja

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Conhecendo as partes de uma música



Uma música se divide em várias partes ou (seções) com temas e intensidades diferentes. Se não fosse assim a música seria um grande refrão sem sentimentos e chato. Pois a música precisa da variação de intensidade. Variação essa que damos o nome de "dinâmica" .
Estarei mostrando, de maneira bem simplificada, as principais partes de uma música e a disposição dessas na música popular moderna. Para isso, usarei como exemplo uma música bem conhecida: "Preciso de Ti - Diante do Trono" Veja:

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Lista de Musicas x Período de louvor

Como ser mais organizado no período de louvor.
A maioria das pessoas não tem a sensibilidade de qual musica colocar depois da outra. Ou seja acaba transformando o louvor numa salada de musicas. Tons muito diferentes, andamentos diferentes e até um intervalo grande (um silencio) entre uma musica e outra podem facilmente "quebrar o clima", tirar a concentração das pessoas na adoração.
 A SOLUÇÃO
  • Primeiramente antes de qualquer outra dica: Peça direção ao Espirito Santo. É dEle que vem o seu dom e é dEle que vem o verdadeiro louvor. Aliás não faça nada sem a orientação de Deus.
  • Escreva uma lista de musicas a serem cantadas. Você poderá mudar na hora de acordo com a direção que Deus te der. Mas nunca chegue para cantar sem programar antes, isso demonstra desleixo com a obra do Senhor.
  • Distribua uma copia da lista para que cada musico possa ver.
  • Faça Medleys, (imendar as musicas). Muito espaço entre as canções fazem as pessoas distraírem-se.

IDE

Morra pra você!
"Como matar quem já morreu?
E o que tirar de quem na vida tudo entregou?(...)
(...)Neste mundo passageiro
Vivo como estrangeiro
Sem morada, sem destino
Sem tesouro nem império
Pelas terras onde ando
Pregador do evangelho."

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O que é um Ministério ?

Por Pr. Ronaldo Bezerra
"Dou graças àquele que me fortaleceu, a Cristo Jesus nosso Senhor, porque me julgou fiel, pondo-me no seu ministério" - 

I Tm 1:12.



Segundo definição do dicionário Aurélio, ministério é cargo, incumbência, cumprir os deveres do seu ministério, o ministério cristão. Trata-se, portanto, de um serviço que se presta a outros.

Devemos compreender que um ministério não é algo em que nós deliberadamente nos colocamos. É somente Deus e o Seu Espírito Santo que pode conceder um ministério: "Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação" (II Co 5:18).
O ministério não é nosso. Não somos detentores do ministério, não é algo que possuímos.

Adoradores ou estrelas

Por: Escritora Denise C. S.

“É necessário que Ele cresça e que eu diminua.” (João 3:30)

A palavra do Senhor nos ensina a seguirmos o exemplo de Jesus, que mesmo sendo Filho de Deus, uma de suas características mais marcantes foi a humildade.
Vemos tantas pessoas que por possuírem um dom na área da música, tanto para cantar ou para tocar, apresentam um orgulho tão grande que Jesus não tem como sobressair sobre a sua vida,Satanás tem uma inveja tremenda sobre os Levitas da casa do Senhor, e trabalha dia e noite, incansavelmente para deixá-los derrotados ou orgulhosos. 

terça-feira, 19 de abril de 2011

12 dicas para uma boa súade vocal


1- Evite gritar, berrar, falar alto demais e risadas excessivamente barulhentas. 

2 – Tussa, pigarreie, limpe a garganta ou espirre apenas quando necessário e faça-o gentilmente e com facilidade. Estes atos promovem atrito entre as pregas vocais, que podem favorecer o surgimento de irritações e descamações, culminando no desenvolvimento de alterações nas pregas vocais, como nódulos e calos. 

3 – Não faça ruídos estranhos com sua voz, como fonar em reverso, ataques de glote bruscos ou vocalizações com a laringe apertada. Ainda que você tenha facilidade em imitar sons, ruídos e vozes de outras pessoas é pouco provável que você realize estas “acrobacias” vocais sem provocar nenhuma lesão. Lembre-se que foi assim que um dia Sílvio Santos perdeu a voz. 

4 – Evite locais barulhentos: ao redor de máquinas, cortadores de grama elétricos, equipamentos agrícolas, quando ouvindo música em alto volume ou usando o secador de cabelos. 

5 – Evite falar enquanto usa tranportes barulhentos, como ônibus, trem, metrô ou automóveis em alta velocidade. Não fale em buggies-de-duna, motocicletas, bicicletas motorizadas, lanchas ou jet-ski. 

6 – Evite falar quando tiver uma infecção no trato respiratório superior, como um resfriado, por exemplo.

Lugar do contra-baixo na Adoração


Por Peter Davyduck
Nós todos sabemos o lugar do violão numa equipe moderna de louvor, mas e nós, os baixistas? Com as constantes mudanças de estilo encontradas nos cultos, pode ser um pouco confuso saber qual é a nossa função. Será que devemos todos ser como Abraham Laboriel, mantendo o ritmo firme como Jon Thatcher, ou termos o estilo funk de Fred Hammond? Mesmo com esses grandes baixistas existe um solo comum no qual eles se firmam que é função.
O poder da escuta
Como você pode chegar a tocar um baixo "funcional" e encontrar o seu lugar na adoração? A resposta é ouça, e ouça muito! Comece ouvindo a música que você vai tocar.
1) Ouça o ritmo Ritmicamente, será que essa música precisará de uma décima sexta linha sincopada, ou será uma canção contemplativa que requer notas cheias? E ainda, o mais importante, o que a bateria está fazendo? Como baixistas, nós devemos ser a ligação entre a harmonia e o ritmo da música. Os nossos dedos precisam estar trabalhando atrelados ao bumbo e a caixa. Apenas isso irá fazer com que as seções rítmicas sonoras que estão perdidas possam fazer sentido.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

ERROS QUE UM MINISTRO NÃO PODE COMETER




É importante entendermos algumas características da forma como as pessoas agem distintamente:




• Tolo: comete erros, mas continua caindo nos mesmos erros. Insanidade é esperarmos resultados diferentes tendo as mesmas práticas.
• Inteligente: comete erros, mas aprende com os próprios erros.
• Sábio: aprende com os erros dos outros.

Se pudermos aprender com os erros dos outros é melhor, porém sabemos que nem sempre isso é possível. Errar é humano. Não podemos insistir no erro por não estarmos abertos para aprender com humildade, a fim de não cometer mais as mesmas falhas. Os erros que serão mencionados aqui servem para o nosso crescimento e amadurecimento no ministério. Vejamos alguns erros que não devemos cometer:


1- Não se preparar musicalmente e espiritualmente para a ministração.
  • Devemos nos apresentar como obreiros aprovados (II Tm 2:15).
2- Nunca preparar a ministração.
  • Devemos ter habilidade para improvisar, porém, isso não deve ser a regra. Quando o ministro não faz a “lição de casa” acaba ficando fácil perceber, não há seqüência coerente nos cânticos,
    Os que ministram de improviso, demonstram não levar a sério o lugar que ocupam na obra de Deus (Jr 48:10). O Espírito Santo não tem compromisso com ociosos, preguiçosos e displicentes. Façamos o melhor para o Senhor!
3- Atrasar nos compromissos sem dar satisfação.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ministros e Líderes de Louvor

Princípios para louvor e adoração efetivos - Escrito por Joe Pace

            Louvor e adoração é um ministério que tem um chamado único e específico. Requer dons e habilidades especiais que são diferentes daqueles de um músico, membro de coral, vocalista, pastor e etc.O ministro de louvor e adoração é um indivíduo chamado e ungido por Deus para ministrar em Sua Casa, liderando o povo de Deus à Sua presença.
           Ministrar louvor e adoração podem ser uma das tarefas mais difíceis dentro de uma igreja. Imagine ministrar toda uma congregação (lembre-se que alguns estão cansados, doentes, machucados, teimosos, preguiçosos, não são fáceis de ensinar e etc) na presença do Todo-poderoso Deus, em ambos os níveis individuais e congregacionais. Não preciso dizer que é uma tarefa extremamente difícil! Por isso você precisa ser especificamente chamado e ungido para este ministério.

            Lembre-se, o momento de louvor e adoração deve ser uma parte ativa, participativa e integral do culto. A congregação não deve ser um espectador, mas deve se tornar um participante ativo.
Abaixo darei uma breve compilação de alguns princípios que eu selecionei e separei em anos de experiências no ministério de louvor e adoração. Eu oro para que estas ferramentas possam reforçar mais e mais o seu ministério de louvor.

As três funções do Ministro de louvor:
1. Liderar toda a congregação até a presença de Deus

sexta-feira, 1 de abril de 2011

17 DICAS PARA OS MÚSICOS

Por Pr. Ronaldo Bezerra


1- O músico precisa aprender a se “MIXAR” no grupo, aprender a ouvir os outros instrumentos, afinal, é um conjunto musical.


2- Todo músico deve treinar PRÁTICA DE CONJUNTO se quiser amadurecer mais rapidamente.


3-TEORIA MUSICAL é fundamentalmente necessária, mas entre a teoria e a prática há uma distância que poucos querem percorrer.


4- “Um bom médico não é aquele que receita um remédio sem saber o que está fazendo. Um bom músico não é aquele que TOCA SEM SABER O QUE FAZ”.


5- AUTODIDATA – Há um engano no uso deste termo, pois há muitos analfabetos musicais dizendo-se autodidatas (uma desculpa para a preguiça). Autodidata é aquele que estuda sem um professor, mas estuda.


6- Uns falam antes de tocar algo, outros TOCAM ANTES DE FALAR ALGO. Eis a diferença entre “músicos” e músicos.


terça-feira, 29 de março de 2011

A dedicação do músico ao ministério

Por Escritora Denise Correa



Eu como professora de música, tenho notado em meus aprendizes um grande relaxamento com o seu ministério musical, e isso me preocupa imensamente.
Aos levitas foi entregue o dom mais sublime, sei que como música, sou suspeita para falar sobre esse assunto, enaltecendo-o, mas a música está na mente e no coração de Deus. O verdadeiro louvor agrada a Deus, vejo nas escrituras sagradas, o amor que Deus nutria por Davi, tanto que chegou a deixar registrado em I Samuel 13:14 que Davi era um homem segundo o seu coração, mas o que Davi possuía de tão especial? Davi era um adorador e sabia como tocar o coração de Deus com seu louvor. Será que nós como adoradores também estamos conseguindo esse intento?


Em meu dia-a-dia ouço histórias de músicos seculares, que treinam de 5 a 8 horas por dia. Esses músicos dedicam muito do seu tempo diário por prazer, ou talvez para ganhar dinheiro, sucesso, fama e muitas das vezes louvar à Satanás, com suas vidas, atitudes, seus pactos e principalmente suas músicas. E nós, músicos cristãos, adoradores do Deus verdadeiro, Criador do universo e tudo o que nele há. Que nos dá saúde, forças, graça e nos fornece tudo o que necessitamos para viver com alegria, o que estamos fazendo? Quando tempo de nossa vida estamos dedicando para crescermos como músicos? Estamos nos esforçando para aprender a desempenhar nossos instrumentos da forma que nosso Deus merece? Ou pensamos que de qualquer jeito está bom?
Queridos, é primordial o estudo e o treino freqüente, diário, em qualquer curso musical. Sempre digo aos meus alunos que música não é para todos, pois a música seleciona para si os organizados, dedicados ao estudo a aos que têm talento e aptidão natural. Aos demais, jamais serão músicos excelentes, talvez até tenham uma iniciação, mas nunca conseguirão chegar a um alto padrão de excelência.
Portanto, a você que é um cantor ou instrumentista, organize seu tempo e tire momentos em seu dia-a-dia para dedicar-se ao estudo, afinal, você não está tentando ser um adorador de Satanás, que merece qualquer coisa, mas você é um adorador do único e verdadeiro Deus. Seja um levita segundo o coração de Deus, tal qual Davi.

Aprendendo a tocar em grupo


Quero falar de um problema aparentemente simples, mas comum na maioria dos grupos musicais, principalmente evangélicos.

Geralmente quando vejo um grupo tocando ao vivo percebo que temos problemas sérios.

Os instrumentos estão mal timbrados, cada um toca por si mesmo sem pensar no conjunto, não sabemos acertar os monitores, não pensamos em dinâmica, e por isso o trabalho todo acaba sendo prejudicado.

Não há inspiração que resista a tanto desleixo

Infelizmente nós, músicos cristãos, acabamos usando de frases prontas para justificar nosso despreparo, como por exemplo: “É para a glória de Deus...” Mas no salmo 33:3 diz: “Cantai-lhe um cântico novo, tocai bem e com Júbilo” . Façamos o excelente ao Senhor porque Ele merece o excelente!!! Deixemos de lado a preguiça e façamos o melhor para Deus!

“Maldito aquele que fizer a obra do Senhor negligentemente” (Jr. 48:10)

Bom, acho que Deus se agrada das coisas bem feitas... Ele é um Deus de ordem!

segunda-feira, 28 de março de 2011

LOUVOR E ADORAÇÃO

Introdução

Porque nos reunimos?
Qual o objetivo principal das reuniões das igrejas? Por que vamos aos domingos ao templo? O que vamos fazer lá? Muitos, com muita simplicidade, responderiam espontaneamente: “Ouvir o sermão do pregador, ou gostaria que Deus solucionasse os meus problemas.” Esse tipo de resposta acontece comumente pela falta de informação bíblica sobre o propósito de Deus para o homem: Ser criado para o louvor da Sua glória (Ef 1:6). Devemos apresentar a Deus um culto racional (Rm 12:1). Muitas vezes, nossa intenção nos cultos não é apresentar-nos a Deus, mas sim, esperarmos que Deus se apresente a nós através da oração, da leitura bíblica, da mensagem, das músicas apresentadas e hinos que cantamos. É evidente que Deus se utiliza de todas essas formas para falar aos corações e nos levar a tomarmos atitudes. Mas Ele quer que nos apresentemos para que, OFEREÇAMOS LOUVOR e não, simplesmente, para que RECEBAMOS ALGO. Com o passar dos anos, o materialismo, existencialismo e outras influências que recebemos da modernidade, afastaram dos momentos de adoração a CONTEMPLAÇÃO. Esta era anteriormente praticada, com freqüência, no meio do povo judeu, no período bíblico. É tempo de resgatar a verdadeira adoração. Deus espera de nós uma maior intimidade com Ele, através do louvor.
Entendendo o que é louvar e adorar

terça-feira, 22 de março de 2011

A importância de simplesmente ouvir (2)


O que devo ouvir?
Se você toca em uma equipe com estilo congregacional, ouça tudo! Mas principalmente musicas congregacionais.
Se o estilo de sua equipe é mais voltado para o Rock,  ouça tudo! Mas principalmente Rock.
etc..


Já me deparei com a situação de uma pessoa se dizia grande admiradora de uma cantora famosa atual e queria tocar e cantar igual a ela. O que fazer?Ouvir todas as musicas dela?
Bom, minha resposta não foi tão simples,
logo de pronto dei a opinião que ela tivesse um estilo próprio e não imitasse ninguem.
Mas como ela insistiu eu respondi:
Se você quer ter um estilo parecido com de alguém, não deve só ouvir as canções dele(a), mas também ouvir o que este cantor(a) gosta de ouvir.

A importância de simplesmente ouvir (1)

            Muitos que estão aprendendo algum instrumento ou pratica vocal e estão naquele auge da fome por saber mais e mais, se encontrando com alguém bem mais experiente emitem a famosa pergunta:
"Qual o seu segredo pra tocar ou cantar tanto?"
   Bom eu particularmente já ouvi algumas vezes e sempre com a mesma resposta:
  "Ouça música!"
    Parece que é comum a pessoa sair triste, como se não tivesse recebido resposta alguma, assim como acontece também com amigos músicos meus, que também passaram a dar essa resposta.
             Mas mal sabem eles que receberam a resposta que irá mudar sobremaneira a sua vida musical em seu desenvolvimento e técnica .


Porque ouvir?
"A própria Palavra de Deus diz que todo homem  seja prestes no ouvir e tardio no falar"


Mas tecnicamente, o nosso cérebro trabalha por meio de associações, se você aprende a segurar um lápis de cera quando criança vai saber segurar um copo quando mais velho.
Se você ouve desenvolve não só a sua audição e percepção musical como também todos os outros sentidos.


Veja uma parte de um artigo que encontrei na internet:

segunda-feira, 21 de março de 2011

HillSong Might to Save - Aprenda

Olá adorador,
Abaixo um vídeo com os guitarristas do Hillsong ensinando a tocar a música Might to save (Poder pra salvar). A Aline barros fez uma versão desta música "Poder pra Salvar"


Agora pros bateras o workshop tambem da " Mighty to Save"


Deus abençoe você em seu ministério.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management