Muitos ao se depararem com problemas, brigas, aborrecimentos no ministério acabam abandonando serviço ministerial ou se isolando como se só existisse ele mesmo. Essas pessoas, se achando "com a razão", muitas das vezes são quem estão mais enganados a respeito do que é um ministério. Mas apesar de ela poder ter razão em algum ocorrido não tem consciência do que está fazendo. Essa pessoa acaba sendo um peso morto no ministério que ela acha e julga estar morto. Se você se encontra assim leia com bastante atenção.
Compreendendo o que é um ministério
O ministério (no sentido de grupo, pessoas) deve ser tratado como sua família. Temos que viver uma vida familiar em nosso ministério.Viver como uma verdadeira família requer cuidados e obrigações pertinentes a ela. Rm 8.29 "...a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos"
Mas o ministério (no sentido de chamado, missão) não é nosso (veja: o que é um ministério), e assim como o Pai nos amou se entregando por nós, também devemos amá-lo se entregando ao ministério!
Amar, a solução
Jesus nos ordena que amemos o nosso próximo como a nós mesmos, e já nos cansamos de ouvir isso em vários lugares, certo? Mas será que temos realmente entendido o que Ele quis dizer com isso?
Amor segundo o dicionário
Amor: 1.Sentimento que predispõe alguém a desejar outrem.
2.Sentimento de dedicaçãoabsoluta de um ser a outro, ou uma coisa.
3.Inclinação ditada por laços de família.
4.Inclinação sexual forte por outra pessoa.
5.Afeição, amizade, simpatia
2.Sentimento de dedicaçãoabsoluta de um ser a outro, ou uma coisa.
3.Inclinação ditada por laços de família.
4.Inclinação sexual forte por outra pessoa.
5.Afeição, amizade, simpatia
Perceba que a palavra amor foi estreitamente relacionada a sentimentos em todas as definições do dicionário. Mas nenhuma dessas foi a ordem do Senhor. Jesus não nos mandou termos sentimentos mas ações, atitudes .
O Novo Testamento foi escrito em grego. Os gregos usavam varias palavras para se referirem a diferentes tipos de manifestações do "amor". Por exemplo, a palavra "eros" da qual se deriva a palavra "erótico" que significa uma forte atração sexual por outra pessoa ou um desejo ardente. Outra palavra grega que define amor é "storgé" que significa um amor de família.
Mas nem eros nem storgé aparecem no Novo Testamento. Outra palavra é "philos" um amor condicional. --Você me ama, então eu também te amo.
Finalmente a palavra que Jesus usou nesse mandamento e a mais usada no Novo Testamento é "ágape", um amor incondicional, o amor que Deus tem por nós. Não baseado somente em sentimentos em si. Mas na ação. Um exemplo disso:
Como eu posso amar meus inimigos? Eu iria fingir um sentimento por um assassino, estuprador. Mas eu posso amá-lo com minhas ações, de respeito e cuidado, nunca com vingança, assim como na parábola do bom samaritano.
Amando o Ministério
Quando você conhece essa definição de amor ágape e pratica isso pode então viver em perfeita harmonia com os membros e sabendo suportar os problemas. Você passará a amar o seu ministério não por aquilo que este pode te dar, ou pelo que as pessoas são pra você, mas incondicionalmente, assim como Deus nos ama.
Você saberá viver em família, pois você pode brigar com seu cônjuge ou seu filho, pais, mas você continuará amando. Isso é amor ágape. Ame seu irmão de ministério incondicionalmente. Não forjando sentimentos mas dando sempre o respeito e carinho que todos merecemos, e com o passar do tempo esse amor-ação se tornará naturalmente em sentimento como parte de você. E nenhuma situação "em família" vai fazer você sair de "casa".
Ame!
Deus abençoe você em seu ministério!
▒ARIEL ALVES▒
0 Comentários. Comente aqui! .:
Postar um comentário