terça-feira, 19 de abril de 2011

12 dicas para uma boa súade vocal


1- Evite gritar, berrar, falar alto demais e risadas excessivamente barulhentas. 

2 – Tussa, pigarreie, limpe a garganta ou espirre apenas quando necessário e faça-o gentilmente e com facilidade. Estes atos promovem atrito entre as pregas vocais, que podem favorecer o surgimento de irritações e descamações, culminando no desenvolvimento de alterações nas pregas vocais, como nódulos e calos. 

3 – Não faça ruídos estranhos com sua voz, como fonar em reverso, ataques de glote bruscos ou vocalizações com a laringe apertada. Ainda que você tenha facilidade em imitar sons, ruídos e vozes de outras pessoas é pouco provável que você realize estas “acrobacias” vocais sem provocar nenhuma lesão. Lembre-se que foi assim que um dia Sílvio Santos perdeu a voz. 

4 – Evite locais barulhentos: ao redor de máquinas, cortadores de grama elétricos, equipamentos agrícolas, quando ouvindo música em alto volume ou usando o secador de cabelos. 

5 – Evite falar enquanto usa tranportes barulhentos, como ônibus, trem, metrô ou automóveis em alta velocidade. Não fale em buggies-de-duna, motocicletas, bicicletas motorizadas, lanchas ou jet-ski. 

6 – Evite falar quando tiver uma infecção no trato respiratório superior, como um resfriado, por exemplo.

7 – Em caso de indisposição vocal não cante, não atue em teatro, não dê palestras nem entrevistas. 

8 – Fale quando desejar, mas não muito. Talvez você tenha de limitar seu período de fonação diário. Falar em demasia sobrecarrega o aparelho vocal, que acaba sendo exigido por um período prolongado, extenuante. Sempre que for preciso falar ou cantar por um período extenso, garanta posteriormente um período de repouso por tempo equivalente. 

9 -Fale com o volume adequado, no melhor tom de fala para você e com uma boa velocidade. Evite a todo custo sussurrar ou cochichar, pois este ato, aparentemente utilizado para se reduzir esforço vocal, requer grande força e pode ser mais prejudicial às pregas vocais que falar normalmente. 

10 – Fale com facilidade, inicie sons vocálicos gentilmente, sem golpes de glote e sem esforço. Mantenha sua cabeça na posição correta quando falar. Não tensione a musculatura da face, garganta, pescoço e nem ombros enquanto fala. 

11 – Observe a possibilidade de equipar sua residência com sistema de filtragem para o ar condicionado e aquecedor. Além disso a umidade relativa do ar também deve ser adequada. Evite respirar pela boca em climas muito frios. 

12 – Mantenha-se com boa saúde. Exercite-se regularmente, mas não muito rigorosamente ou ruidosamente. Mantenha-se afastado de ambientes esfumaçados ou empoeirados. Faça “chek-ups” com frequências. Se você toma algum remédio regulamente, certifique-se de que ele não afeta sua garganta, boca e nariz. 

0 Comentários. Comente aqui! .:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management